O meu contacto

A minha luta contra o cancro - Partilhar experiências
Sempre em contacto convosco através do e.mail - valdemar.contra.cancro@gmail.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sebolido - Rio Mau Penafiel = Pescador/Marinheiro do Douro, por Manuel Araújo Cunha

Manuel escreveu: "Com desagradável surpresa encontrei este teu apelo. Confesso que estava longe de imaginar que também a ti, a doênça tenha batido à porta. Mais que a estupefacção do momento, o que me ocorre é viajar por Metangula, mergulhar no Lago Niassa, beber uma coisa qualquer no bar do Zé Maria, esperar a avioneta que deve chegar com o correio ou pegar no teu barco e fazer-me ao rio douro remando, remando sempre contra todas as correntes traiçoeiras, vencendo todos os obstáculos que surgirem inesperadamente pela proa. Olharei a serra altiva lá no alto, o campanário rodeado por tílias, o povo junto em peregrinação, a banda a tocar no coreto a partitura de Thomas Doss, "Magic Overture" e eu a deixar-me contagiar pela magia do som liberto de tudo, ausente de tudo o que me pode confundir e entristecer. Hoje é dia de festa, romaria antiga que vem dos nossos visavós a repetir-se lá em cima onde se fazem milagres e a vista alcança a Cidade Surpreendente. Hoje ninguém me fale das dores do meu corpo, estou são, fui curado pela água do rio, do meu rio e venha quem vier diagnosticar-me o pior, erguerei a cabeça altivo porque sou, sempre fui um homem de esperanças, porque já lutei contra coisas muito piores e venci. Parece que o teu barco sabe que estás no alto da serra, inclina a proa em direcção a Midões, não me deixa governá-lo. Decerto está à tua espera a julgar que descerás do monte para com ele abraçares o rio. Nada nos é impossivel quando temos em nós uma alma de barqueiro, uma história de grandes batalhas travadas ao longo da vida vencidas a pulso, com determinação e coragem. Nada pode abater um homem do rio, absolutamente nada companheiro. Abraço"
Acreditar e lutar sempre.
A nossa força interior é invencivel quando a sabemos utiizar em causas solidárias. É irreversivel.
Hoje fiz um teste aos Pulmões. O  direito está muito estragado, o esquerdo impecável se depender deles em condições normais a previsão é ultrapassar os cem anos de vida, segundo a previsão após exame.
Doutor por favor poupe-me não me obrigue a esse castigo.
Prefiro viver um dia de cada vez.
E o meu desejo que devora momtanhas que ele seja vivido e partilhado.
Os meus amigos são como o algodão.  Nunca enganam e prontos a servirem sem se servir.
Tenho-vos no coração.

Sem comentários: